
Próteses: proteção necessária para o implante durar mais ou substituição completa de dentes perdidos
A sua saúde começa pelos seus dentes. Certamente, você já viu essa afirmação por aí. E realmente é fato, já que os dentes têm diversas funções no nosso organismo, como mastigação, fala, respiração e estética. É desta última que vem outra famosa frase: o sorriso é o nosso cartão de visita. E é mesmo. Diante de tamanha importância, quando um dente que seja é perdido, ele precisa ser reposto, o quanto antes. É aí que entra o assunto deste post.
Muita gente confunde prótese com implante. Implante substitui a raiz do dente, repondo o elemento perdido. O implante dentário é um substituto para um dente perdido. Normalmente, o implante é constituído por um parafuso metálico (Titânio), que é fixado no osso dos maxilares, no lugar onde havia a raiz do dente que foi perdido. Ele precisa de uma prótese para a reabilitação ficar completa.
A prótese dentária é para repor tecidos bucais, restaurando e mantendo a forma, a função, a aparência e a saúde. Pode ser total, fixa ou sob implante. A vantagem de usar a prótese sob o implante é a não movimentação da posição na boca durante a alimentação ou a fala. Além disso, o resultado é mais natural e confortável do que o proporcionado por pontes ou dentaduras convencionais.
Esta prótese sob implante é a chamada prótese parcial, neste caso fixa, mas que também pode ser removível. Há ainda outro tipo, a prótese total, popularmente conhecida como dentadura.
Todas elas devem ser feitas sob medida, um trabalho que é uma parceria entre o seu dentista e o protético. O tipo mais adequado varia de acordo com cada caso, dependendo inclusive do número de dentes que precisa ser substituído e o custo de cada tratamento.
Como em todo período de adaptação, no início as próteses podem causar estranhamento e até desconforto. Fazer as refeições e até falar com as próteses vai ficar mais natural com o tempo e com a prática. É um período que vai exigir paciência do paciente. É importante observar o aparecimento de lesões causadas pelas próteses, é comum acontecer, mas não pode se tornar rotina. Nestes casos é necessário relatar isso ao dentista que pode ir ajustando o aparelho protético, de forma que as lesões não apareçam. Isso faz parte do processo: é normal que sejam necessários reajustes, refações ou recolocações, por conta do desgaste natural mesmo e porque ao longo do tempo, nossa boca muda. Se estas modificações não forem feitas, a prótese fica solta e além da sensação estranha, dificulta a mastigação e irrita a gengiva. Por isso, quem tem prótese deve ir ao dentista no mínimo uma vez ao ano, para acompanhamento. A recomendação é que as próteses sejam trocadas pelo menos a cada cinco anos, para garantir todas as funções de forma plena.
Além disso, há diversos cuidados necessários que ajudam na durabilidade das próteses removíveis. As próteses não podem secar, por isso, fora da boca, devem permanecer em uma solução de limpeza específica para isso ou pelo menos em água pura em temperatura ambiente. A água quente pode deformar a peça que é extremamente delicada e pode se quebrar facilmente em caso de queda. Também é importante escovar a prótese todos os dias, como devemos fazer com os nossos dentes naturais. Isso evita problemas dentais e até manchas. Mesmo usando prótese removível, a sua boca também continua precisando de cuidados de higiene. A recomendação é escovar as gengivas, língua e palato, pela manhã, antes da colocação da prótese.
Prótese faz parte de uma área da Odontologia que se chama Implantodontia e é responsável por restabelecer funções de mastigação e estética, prejudicadas pela perda de dentes.
É um processo complexo e que deve ser cuidadosamente acompanhado por profissionais que entendem do assunto.
Situada em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, a Andrade Odontologia Especializada oferece mais de 20 anos de experiência na área, com corpo clínico competente, estrutura física de primeira e equipamentos de ponta para você sorrir cada vez mais!
Leave a reply
Deixe um Comentário