
Implantes: recurso mais avançado na reposição de perdas dentárias.
Mastigação, fala, respiração e estética. Muitas são as funções dos dentes na nossa vida. Desde sempre a saúde bucal precisa ser tratada com cuidado e carinho. Nossa dentição surge bem cedo, por volta dos seis meses de idade, com os decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite. 20 deles se formam na boca da criança e na faixa dos 6 a 7 anos, começam a cair para dar espaço aos permanentes. É nesta troca que se faz a arcada completa, composta por 32 dentes e que vai nos acompanhar por toda vida.
Prevenção e higiene são fundamentais para garantir a saúde bucal. Ainda assim, implantes e próteses serão necessários em algum momento. É que perdas podem ocorrer, não só por cáries ou por doenças periodontais, mas também por traumas, causados por acidentes, por exemplo. Há ainda a ausência congênita que significa nascer sem um ou mais dentes.
Quando perdemos um dente, além de abalar a estabilidade dos dentes adjacentes, começa a partir deste momento, um processo de perda óssea, a reabsorção em altura e largura. Com o tempo isso vai se agravando e as consequências também. É por isso que independentemente do motivo, os dentes perdidos precisam ser repostos, seja por questões estéticas ou por questões funcionais. Para estes casos, são indicados implantes e próteses, mas neste post, vamos nos concentrar nos implantes e em outro, falaremos sobre as próteses.
Pois bem, o implante substitui a raiz do dente, repondo o elemento perdido. Ele precisa de uma prótese para a reabilitação ficar completa. O implante dentário é um substituto para um dente perdido. Normalmente, o implante é constituído por um parafuso metálico (Titânio), que é fixado no osso dos maxilares, no lugar onde havia a raiz do dente que foi perdido.
Cada caso deve ser avaliado pelo dentista que vai ter condições, baseado inclusive em exames de imagem, de decidir qual a melhor indicação para cada paciente. Mas, entre os tipos de tratamento, podemos citar: Próteses Fixas Unitárias sobre Implantes – colocação de implante para substituição de um dente perdido; Próteses Parciais Fixas sobre Implantes – colocação de dois ou mais implantes para substituição de alguns dentes perdidos; Próteses Removíveis Implanto Retidas – chamadas também de Overdenture, são tratamentos onde se coloca dois ou mais implantes para servir como fixação para uma prótese removível; Prótese Fixa Total Implanto Suportada – Protocolo de Branemark – quando se usa alguns implantes, normalmente quatro ou mais implantes, para fixar e suportar uma prótese total fixa.
Apesar de inúmeras promessas de reposição de dentes em poucas horas, feitas em anúncios publicitários, por clínicas que atuam no ramo, é importante saber que este tempo varia de acordo com cada paciente. Em situações favoráveis, onde há osso saudável em quantidade e densidade adequadas para fixar o implante, pode ser realizado o procedimento chamado carga imediata, em que é colocado um dente provisório imediatamente após a colocação do implante. No entanto, para colocação do dente definitivo, deve-se esperar um período de tempo necessário para que aconteça a cicatrização do osso com a fixação do implante, também conhecida por osseointegração.
Este tempo de osseointegração varia de acordo com a superfície do implante utilizado, com a densidade óssea e com o local no maxilar onde foi colocado o implante. Existem implantes em que o tempo de osseointegração pode chegar a três semanas em condições extremamente favoráveis, mas em outras situações pode ser necessário um período de até seis meses.
Através de radiografias e quando forem necessárias tomografias, o dentista pode avaliar a quantidade e a qualidade do osso alveolar e planejar o tratamento, indicando ou contra indicando a realização da carga imediata.
Atualmente existem tratamentos para reconstrução dos ossos dos maxilares que foram perdidos por trauma ou infecções. São os chamados enxertos ósseos. São várias as possibilidades de enxertos dependendo do tamanho e do local a serem reconstruídos.
Por toda a complexidade que este processo de reposição dos dentes envolve, é que se torna fundamental procurar por clínicas e especialistas preparadas para avaliar o seu caso e apontar a melhor solução, a mais segura e eficaz para o seu problema.
A Andrade Odontologia Especializada oferece mais de 20 anos de experiência na área e tem em seu corpo clínico dentistas com ampla formação técnica e inscrição no CRO – Conselho Regional de Odontologia. Conheça o trabalho de quem entende do que faz e garanta um sorriso saudável!
Leave a reply
Deixe um Comentário