Hábitos que podem deixar os dentes amarelos

Nunca antes ter aquele sorriso bonito, alinhado e claro foi tão valorizado. De olho na realização deste sonho de consumo, muita gente tem investido tempo e dinheiro em tratamentos capazes de trazer mais beleza, mais luminosidade ao sorriso. Tão importante para tanta gente, não ter aquele sorriso de novela pode até mudar o comportamento de muitas pessoas que se tornam sérias, ´fechadas´, exatamente pelo medo de sorrir e expor o que não gostariam de ter. Essa preocupação justifica a procura cada vez mais frequente pelos clareamentos dentais. Caseiros ou a laser, pacientes buscam na técnica, a realização do sonho de um sorriso perfeito. Querer a beleza não é errado, ao contrário, mas é fundamental compreender que a estética deve ser a consequência da preocupação com a saúde bucal, e não única e exclusivamente, o cuidado somente com a aparência.

Normalmente nós orientamos sobre o que fazer para clarear os dentes e como o próprio nome diz, o clareamento em casa ou no consultório são opções muito utilizadas. Mas além disso, há hábitos que podem fazer o resultado deste processo durar menos. E no caso de quem nunca fez um clareamento, estes hábitos podem deixar os dentes amarelos e estão ligados à alimentação e as escolhas feitas para este momento. Alimentos de cor mais escura, mais pigmentados, normalmente tendem a ´tingir´ mais os dentes. Nestes casos, a dica é fazer substituições: trocar o molho vermelho pelo branco, o vinho tinto pelo branco ou rose, evitar refrigerante, chocolate ao leite e bebidas com cafeína são alguns exemplos. Mas, como ninguém é de ferro, pode ser quase impossível para determinadas pessoas, ficar sem estes alimentos na dieta. Aí, o conselho é escovar os dentes logo após a ingestão deles, exatamente para não dar tempo da placa bacteriana se formar, se calcificar, se transformar em tártaro. A porosidade causada nos dentes pelo tártaro provoca a absorção de manchas com mais facilidade, o que explica porque o problema afeta a saúde e a estética também. Quem consome alguns alimentos com frequência, como chá, café ou até no caso das pessoas fumantes, é necessário ter ainda mais atenção para evitar a formação do tártaro, porque além de manchas, pode haver a descoloração dos dentes.

Resumindo: tanto para a saúde, quanto para a beleza dos dentes, é fundamental manter a higiene bucal em dia e ela deve ser feita sempre após cada refeição e antes de dormir. Isso vai manter a saúde dos dentes e consequentemente, a beleza também. Optando ou não por processos como o clareamento, estes cuidados vão ajudar a ter dentes mais claros e mais saudáveis.

 

Leave a reply