Cuidados Especiais na Gravidez: essencial para as mamães e para os bebês

Mulheres que já tiveram bebês certamente ouviram muito frases do tipo: “você está comendo por dois ou você está vivendo por dois” e realmente é assim que funciona. Desde o momento em que passa a gerar outra vida, tudo o que acontece com o organismo feminino pode interferir diretamente também no organismo do bebê que está sendo gerado. É tão complexo que o ideal é iniciar os cuidados antes mesmo da gravidez. Quando a gestação é planejada, há a possibilidade recomendada de ir antes ao médico, fazer os checkups, enfim, verificar se está tudo bem. Quando isso não é possível, é fundamental procurar acompanhamento desde o momento em que a gravidez é descoberta. Isso deve incluir além de cuidados médicos, cuidados odontológicos também.

Estudos têm apontado evidências de que existe uma relação entre as enfermidades gengivais das mães e os nascimentos prematuros ou de bebês com peso abaixo do normal. Há indícios que ainda precisam ser comprovados cientificamente de que as doenças gengivais aumentam os níveis dos fluídos biológicos que estimulam o trabalho de parto. E quanto mais esta doença gengival piora ao longo da gravidez, maior o risco de um nascimento prematuro.

 

Durante a gestação, aumenta a chance de ter gengivite com acúmulo de placa bacteriana. Cuidados especiais incluem higiene bucal adequada, uso de fio dental, alimentação balanceada e visitas mais frequentes ao dentista. Substituir doces por alimentos integrais, como queijos, verduras e frutas frescas também é uma boa dica.

O ideal é fazer o pré-natal odontológico que vai proporcionar acompanhamento seguro durante todas as fases da gestação. Desde o início, é essencial avisar ao seu dentista sobre a gravidez, para que ele possa adotar os cuidados necessários. Siga sempre as prescrições e em caso de dúvidas, fale com ele, especialmente antes da ingestão de qualquer medicamento.

Leave a reply