Plástica Periodontal: cuidando da estética rosa

A periodontite é uma patologia inflamatória, de origem bacteriana que atinge gengiva, ossos e ligamentos, ou seja, as fibras que unem raiz dentária e osso.  Em alguns estágios mais avançados, os danos são irreversíveis, por isso é fundamental visitar o dentista com frequência, para manter a saúde bucal em dia. Pode ser tratada de forma clínica, com procedimentos de raspagem e remoção de tártaro ou com cirurgia, nos casos mais severos. A periodontia é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais que podem causar nos estágios mais avançados, a perda dos dentes.

O tratamento é realizado através da remoção da placa bacteriana, que é feita por uma raspagem supragengival.  Se a doença estiver em um estado mais avançado, são feitos a raspagem e o alisamento radicular. Nos casos em que as bolsas periodontais estão mais profundas e os instrumentos de raspagem não alcançam toda a área prejudicada, é necessário realizar uma cirurgia periodontal para raspagem e descontaminação.

A periodontia engloba também tratamentos cirúrgicos para correção de sorriso gengival e remoção de excesso de gengiva (gengivoplastia, aumento de coroa clínica), também recobrimentos de recessão gengival (onde a gengiva retraiu e ficou aparecendo um dente mais longo que os demais) através de técnicas cirúrgicas e de enxerto de gengiva ou tecido conjuntivo, bem como remoção de manchas (pigmentação melânica racial). A chamada cirurgia plástica periodontal traz técnicas que visam corrigir imperfeições tanto nos tecidos moles – gengiva e mucosa – como no tecido duro – osso. Podem ser defeitos que nasceram com a gente ou consequências de sequelas da periodontite, de cáries, extrações dentárias ou traumas causados por acidentes.

Entre os mais comuns, estão: retrações gengivais (recuo da gengiva com exposição da raiz); desníveis na margem da gengiva, que deixam o sorriso assimétrico (desnivelado); sorriso gengival, em que grande faixa de gengiva é exposta ao sorrir, para citar alguns exemplos.

A periodontia cuida da chamada “estética rosa”, que é a moldura gengival ao redor dos dentes e que tem fundamental importância na harmonia do sorriso. E a plástica periodontal complementa este trabalho, devendo ser feita sempre por profissional especialista na área.

Leave a reply