REABILITAÇÃO ORAL : IMPORTANTE PLANEJAR

Por definição, prótese é qualquer substituto para uma estrutura anatômica perdida. No caso de prótese dentária, pode ser unitária (substitui um dente), múltipla (substitui vários dentes), total (todos os dentes). Pode ser fixa, quando depois de colocada não sai do lugar, ou removível, que é quando o paciente pode remover para higiene. A fixa pode ser sobre dente ou sobre implantes e a removível também sobre dentes e sobre implantes.

O  implante substitui a raiz do dente, repondo o elemento perdido. Ele precisa de uma prótese para a reabilitação ficar completa. O implante dentário é um substituto para um dente perdido. Normalmente, o implante é constituído por um parafuso metálico (Titânio), que é fixado no osso dos maxilares, no lugar onde havia a raiz do dente que foi perdido.

Nossa dentição surge bem cedo, por volta dos seis meses de idade, com os decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite. 20 deles se formam na boca da criança e na faixa dos 6 a 7 anos, começam a cair para dar espaço aos permanentes. É nesta troca que se faz a arcada completa, composta por 32 dentes e que vai nos acompanhar por toda vida.

Mastigação, fala, respiração e estética. Muitas são as funções dos dentes na nossa vida. Desde sempre a saúde bucal precisa ser tratada com cuidado e carinho. Quando perdemos um dente, além de abalar a estabilidade dos dentes adjacentes, começa a partir deste momento, um processo de perda óssea, a reabsorção em altura e largura. Com o tempo isso vai se agravando e as consequências também. É por isso que independentemente do motivo, os dentes perdidos precisam ser repostos, seja por questões estéticas ou por questões funcionais.

Cada caso deve ser avaliado pelo dentista que vai ter condições de decidir qual a melhor indicação para cada paciente. Mas, entre os tipos de tratamento, podemos citar: Próteses Fixas Unitárias sobre Implantes – colocação de implante para substituição de um dente perdido; Próteses Parciais Fixas sobre Implantes – colocação de dois ou mais implantes para substituição de alguns dentes perdidos; Próteses Removíveis Implanto Retidas – chamadas também de Overdenture, são tratamentos onde se coloca dois ou mais implantes para servir como fixação para uma prótese removível; Prótese Fixa Total Implanto Suportada  –  Protocolo de Branemark –  quando se usa alguns implantes, normalmente quatro ou mais implantes, para fixar e suportar uma prótese total fixa.

A avaliação é essencial para definir não somente o melhor tratamento, mas também para o planejamento do que será feito, incluindo cronograma e período de tratamento. Esta é a forma mais organizada e correta de pensar a reabilitação oral com segurança e conforto.

Leave a reply