Implante Dental: 10 perguntas e respostas

Mais do que saúde, ter dentes bonitos é cuidar de você e da sua autoestima! O implante dental traz de volta a confiança que a pessoa recupera, com a felicidade de um sorriso perfeito. Mas não é só isso. São múltiplas funções: mastigação, fala, respiração e estética. Os dentes representam tudo isso no nosso organismo. Nossa dentição surge bem cedo, por volta dos seis meses de idade, com os decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite. 20 deles se formam na boca da criança e na faixa dos 6 a 7 anos, começam a cair para dar espaço aos permanentes. É nesta troca que se faz a arcada completa, composta por 32 dentes e que vai nos acompanhar por toda vida.

Prevenção e higiene são fundamentais para garantir a saúde bucal. Ainda assim, implantes e próteses serão necessários em algum momento. É que perdas podem ocorrer, não só por cáries ou por doenças periodontais, mas também por traumas, causados por acidentes, por exemplo. Há ainda a ausência congenital que significa nascer sem um ou mais dentes.

Quando perdemos um dente, além de abalar a estabilidade dos dentes adjacentes, começa a partir deste momento, um processo de perda óssea, a reabsorção em altura e largura. Com o tempo isso vai se agravando e as consequências também. É por isso que independentemente do motivo, os dentes perdidos precisam ser repostos, seja por questões estéticas ou por questões funcionais. Para estes casos, são indicados implantes e próteses. Implantodontia é a especialidade da Odontologia para restabelecer funções de mastigação e estética, prejudicadas pela perda de dentes. Selecionamos aqui 10 perguntas e respostas para você saber mais sobre o assunto.

  • Por que perdemos dentes?

Muitos são os motivos: traumas causados por acidentes, incidência de cáries, falta de higiene e de prevenção, que levam a doenças periodontais, que em estágios avançados podem gerar a perda de dentes. Há ainda a ausência congênita que significa nascer sem um ou mais dentes.

  • O que acontece a partir daí?

Quando perdemos um dente, além de abalar a estabilidade dos dentes adjacentes, começa a partir deste momento, um processo de perda óssea, a reabsorção em altura e largura. Com o tempo isso vai se agravando e as consequências também. É por isso que independentemente do motivo, os dentes perdidos precisam ser repostos, seja por questões estéticas ou por questões funcionais.

  • Como substituir os dentes perdidos?

Para estes casos, são indicados implantes e próteses.

  • Próteses X Implantes: Qual a Diferença?

A função é a mesma: repor um ou mais dentes perdidos, mas de formas diferentes. A prótese dentária é para repor tecidos bucais, restaurando e mantendo a forma, a função, a aparência e a saúde. Pode ser total, fixa ou sob implante.

Já o implante substitui a raiz do dente, repondo o elemento perdido. Ele precisa de uma prótese para a reabilitação ficar completa. O Implante dentário é um substituto para um dente perdido.

Normalmente, o implante é constituído por um parafuso metálico (Titânio), que é fixado no osso dos maxilares, no lugar onde havia a raiz do dente que foi perdido.

  • Quais são os tipos?

Próteses Fixas Unitárias sobre Implantes

Colocação de implante para substituição de um dente perdido.

Próteses Parciais Fixas sobre Implantes

Colocação de dois ou mais implantes para substituição de alguns dentes perdidos.

Próteses Removíveis Implanto Retidas

Chamadas também de Overdenture, são tratamentos onde se coloca dois ou mais implantes para servir como fixação para uma prótese removível.

Prótese Fixa Total Implanto Suportada  –  Protocolo de Branemark

É quando se usa alguns implantes, normalmente quatro ou mais implantes, para fixar e suportar uma prótese total fixa.

  • Quanto tempo demora para repor um dente com implante dentário?

Em situações favoráveis, onde há osso saudável em quantidade e densidade adequadas para fixar o implante, pode ser realizado o procedimento chamado carga imediata, em que é colocado um dente provisório imediatamente após a colocação do implante.

Para colocação do dente definitivo, deve-se esperar um período de tempo necessário para que aconteça a cicatrização do osso com a fixação do implante, também conhecida por osseointegração.

O tempo de osseointegração varia de acordo com a superfície do implante utilizado, com a densidade óssea e com o local no maxilar onde foi colocado o implante. Existem implantes em que o tempo de osseointegração pode chegar a três semanas em condições extremamente favoráveis, mas em outras situações pode ser necessário um período de até seis meses.

Apesar de inúmeras promessas de reposição de dentes em poucas horas, feitas em anúncios publicitários, por clínicas que atuam no ramo, é importante saber que este tempo varia de acordo com cada paciente.

  • Como saber se posso fazer carga imediata?

Através de radiografias e tomografias, o dentista pode avaliar a quantidade e a qualidade do osso alveolar e planejar o tratamento, indicando ou contraindicando a realização da carga imediata.

  • Se não tenho osso suficiente, ainda posso fazer implantes?

Atualmente existem tratamentos para reconstrução dos ossos dos maxilares que foram perdidos por trauma ou infecções. São os chamados enxertos ósseos. Existem várias possibilidades de enxertos dependendo do tamanho e do local a serem reconstruídos.

  • Quais as vantagens do uso de prótese sobre implantes?

O implante ajuda a preservar o osso alveolar onde está colocado, impedindo a reabsorção e modificações no volume e contorno do osso e da gengiva. Também proporciona conforto ao oferecer uma função mastigatória mais semelhante ao dente natural, não interferindo na fala e na autoestima do paciente, pois o resultado é mais natural e confortável do que o proporcionado por pontes ou dentaduras convencionais.

Como em todo período de adaptação, no início as próteses podem causar estranhamento e até desconforto. Fazer as refeições e até falar com as próteses vai ficar mais natural com o tempo e com a prática. É um período que vai exigir paciência do paciente. É importante observar o aparecimento de lesões causadas pelas próteses, é comum acontecer, mas não pode se tornar rotina. Nestes casos é necessário relatar isso ao dentista que pode ir ajustando o aparelho protético, de forma que as lesões não apareçam. Isso faz parte do processo: é normal que sejam necessários reajustes, refações ou recolocações, por conta do desgaste natural mesmo e porque ao longo do tempo, nossa boca muda. Se estas modificações não forem feitas, a prótese fica solta e além da sensação estranha, dificulta a mastigação e irrita a gengiva. Por isso, quem tem prótese deve ir ao dentista no mínimo uma vez ao ano, para acompanhamento. A recomendação é que as próteses sejam trocadas pelo menos a cada cinco anos, para garantir todas as funções de forma plena.

Além disso, há diversos cuidados necessários que ajudam na durabilidade das próteses removíveis. As próteses não podem secar, por isso, fora da boca, devem permanecer em uma solução de limpeza específica para isso ou pelo menos em água pura em temperatura ambiente. A água quente pode deformar a peça que é extremamente delicada e pode se quebrar facilmente em caso de queda. Também é importante escovar a prótese todos os dias, como devemos fazer com os nossos dentes naturais. Isso evita problemas dentais e até manchas. Mesmo usando prótese removível, a sua boca também continua precisando de cuidados de higiene. A recomendação é escovar as gengivas, língua e palato, pela manhã, antes da colocação da prótese.

  • Porque fazer a sua prótese e o seu implante na Andrade Odontologia Especializada?

Estabelecida em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, a Andrade Odontologia Especializada atua nas áreas de implante, cirurgia e reabilitação oral, endodontia e clínica geral. São profissionais especializados, com ampla formação técnica e mais de 20 anos de experiência.

A estrutura física oferece ambientes modernos, amplos e confortáveis. Equipamentos de última geração, que acompanham as descobertas da ciência e da tecnologia e proporcionam o que há de mais avançado em tratamentos odontológicos.

Importante lembrar que cada caso deve ser avaliado pelo dentista que vai ter condições, baseado inclusive em exames de imagem, de decidir qual a melhor indicação para cada paciente. Mas, entre os tipos de tratamento, podemos citar: Próteses Fixas Unitárias sobre Implantes – colocação de implante para substituição de um dente perdido; Próteses Parciais Fixas sobre Implantes – colocação de dois ou mais implantes para substituição de alguns dentes perdidos; Próteses Removíveis Implanto Retidas – chamadas também de Overdenture, são tratamentos onde se coloca dois ou mais implantes para servir como fixação para uma prótese removível; Prótese Fixa Total Implanto Suportada  –  Protocolo de Branemark –  quando se usa alguns implantes, normalmente quatro ou mais implantes, para fixar e suportar uma prótese total fixa.

Por toda a complexidade que este processo de reposição dos dentes envolve, é que se torna fundamental procurar por clínicas e especialistas preparados para avaliar o seu caso e apontar a melhor solução, a mais segura e eficaz para o seu problema.

A Andrade Odontologia Especializada oferece mais de 20 anos de experiência na área e tem em seu corpo clínico dentistas com ampla formação técnica e inscrição no CRO – Conselho Regional de Odontologia. Conheça o trabalho de quem entende do que faz e garanta um sorriso saudável!

Estrutura de primeira, equipamentos de última geração, localização especial, profissionais amplamente capacitados e em constante atualização: tudo isso faz da Andrade Odontologia Especializada, o lugar ideal para você cuidar da saúde e da beleza do seu sorriso! Venha conhecer a Andrade Odontologia Especializada e garanta um sorriso saudável!

Leave a reply