Cirurgia Oral: uma especialidade da Andrade Odontologia

Na Odontologia, há os tratamentos clinicos e os procedimentos cirúrgicos. Quando o tratamento é cirúrgico, envolve a especialidade de cirurgia oral, que por sua vez, envolve ainda outras especialidades. Para alguns problemas bucais, o procedimento deve ser cirúrgico e estes casos devem ser atendidos sempre por cirurgiões dentistas.

Exemplo: Periodontia

Para demonstrar como uma mesma especialidade engloba tratamentos clínicos e cirúrgicos, vamos tomar como exemplo a periodontia que cuida da saúde da moldura do nosso sorriso. Pois bem, a periodontite é uma patologia inflamatória, de origem bacteriana que atinge gengiva, ossos e ligamentos, ou seja, as fibras que unem raiz dentária e osso.  Em alguns estágios mais avançados, os danos são irreversíveis, por isso é fundamental visitar o dentista com frequência, para manter a saúde bucal em dia. Pode ser tratada de forma clínica, com procedimentos de raspagem e remoção de tártaro ou com cirurgia, nos casos mais severos. A periodontia é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais que podem causar nos estágios mais avançados, a perda dos dentes. Mas também atua na estética dental.

O tratamento é realizado através da remoção da placa bacteriana, que é feita por uma raspagem supragengival.  Se a doença estiver em um estado mais avançado, são feitos a raspagem e o alisamento radicular. Nos casos em que as bolsas periodontais estão mais profundas e os instrumentos de raspagem não alcançam toda a área prejudicada, é necessário realizar uma cirurgia periodontal para raspagem e descontaminação. Neste caso, um procedimento clínico, feito em consultório.

A periodontia engloba ainda os tratamentos cirúrgicos para correção de sorriso gengival e remoção de excesso de gengiva (gengivoplastia, aumento de coroa clínica), também recobrimentos de recessão gengival (onde a gengiva retraiu e ficou aparecendo um dente mais longo que os demais) através de técnicas cirúrgicas e de enxerto de gengiva ou tecido conjuntivo, bem como remoção de manchas (pigmentação melânica racial). A chamada cirurgia plástica periodontal traz técnicas que visam corrigir imperfeições tanto nos tecidos moles – gengiva e mucosa – como no tecido duro – osso. Podem ser defeitos que nasceram com a gente ou consequências de sequelas da periodontite, de cáries, extrações dentárias ou traumas causados por acidentes. Entre os mais comuns, estão: retrações gengivais (recuo da gengiva com exposição da raiz); desníveis na margem da gengiva, que deixam o sorriso assimétrico (desnivelado); sorriso gengival, em que grande faixa de gengiva é exposta ao sorrir, para citar alguns exemplos.

A periodontia cuida da chamada “estética rosa”, que é a moldura gengival ao redor dos dentes e que tem fundamental importância na harmonia do sorriso. E a plástica periodontal complementa este trabalho, devendo ser feita sempre por profissional especialista na área.

Voltando ao tema central deste post, a cirurgia oral ou cirurgia dental,  engloba procedimentos de extrações dentárias, remoção de cistos e tumores odontogênicos e dos maxilares, reconstruções dos maxilares afetados por trauma ou infecções, e até mesmo procedimentos cirúrgicos específicos de outras especialidades como a implantodontia, periodontia, cirurgia paraendôntica (remoção de lesões de origem endodôntica que permanecem após tratamento de canal), cirurgia pré-protética, remoção de freios e bridas e cirurgias com finalidade estética como, por exemplo, a bichectomia (remoção de parte da gordura das bochechas para afinar o rosto), cirurgia para correção do sorriso gengival, enxertos gengivais, entre outros tantos procedimentos. São outros exemplos de cirurgias: correção de problemas congênitos ou adquiridos.

Normalmente, são procedimentos executados em salas cirúrgicas de consultórios ou hospitais, com aplicação de anestesia, que pode ser local ou geral, dependendo da complexidade da intervenção, para garantir bem-estar ao paciente, durante a realização.

Dica do Andrade

Assim como toda cirurgia, a cirurgia oral também requer preparação do paciente e cuidados que visam garantir segurança e tranquilidade. Para isso, é importante seguir as recomendações do seu dentista, antes, durante e após o procedimento cirúrgico. Faça uso dos medicamentos prescritos, conforme orientação dada na receita médica. Faça uma refeição leve, antes do procedimento e nem pensar em ir em jejum para se submeter à cirurgia odontológica. Uma boa noite de sono antes da cirurgia também faz toda diferença: programe-se para isso!

Após a cirurgia, faça repouso, evite se expor ao sol e use compressas de gelo nos dois primeiros dias, para evitar edemas no local operado. Também evite enxaguante bucal neste período, a fim de permitir que o coágulo sanguíneo se estabilize para uma melhor cicatrização. Nas refeições, escolha alimentos líquidos ou pastosos que não exijam mastigação. A escovação deve ser mais demorada e cuidadosa no pós-operatório, para evitar lesões em uma área que já está sensível. E em caso de dúvidas, fale com o seu dentista: ele é o profissional que conhece o seu caso e que pode prestar assistência personalizada a você. Estas informações são um apoio, mas não substituem o trabalho ou os aconselhamentos mais específicos de um profissional da odontologia.

Conheça a Andrade Odontologia Especializada

Estabelecida em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, a Andrade Odontologia Especializada atua nas áreas de implante, cirurgia e reabilitação oral, endodontia e clínica geral. Dr. Paulo César Figueiredo de Andrade e Dr. Alexandre Bertolucci Machado de Andrade, pai e filho, em parceria bem sucedida, oferecem a união da experiência, da técnica e da atualização constante, para prestar o melhor atendimento. A clínica tem sala de espera, consultórios e sala de cirurgia. Ambientes modernos, amplos e confortáveis. Equipamentos de última geração, que acompanham as descobertas da ciência e da tecnologia e proporcionam o que há de mais avançado em tratamentos odontológicos.

Especialidades

Implantodontia – para restabelecer funções de mastigação e estética, prejudicadas pela perda de dentes. Prótese – fixa, removível, coroas ou pontes: substituições para dentes perdidos

Endodontia – responsável pelo conhecido popularmente como tratamento de canal.

Periodontia –  estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais que podem causar nos estágios mais avançados, a perda dos dentes, como vimos com mais detalhes neste post.

Dentística – trata cáries, remove tecido cariado e restaurações insatisfatórias do ponto de vista estético, além de corrigir anormalidades de forma e tamanho dental por restaurações em resinas.

Odontologia Estética – reúne a técnica de diversas especialidades com o objetivo de deixar os dentes mais bonitos e consequentemente, mais saudáveis.

Cirurgia – para alguns problemas bucais, o tratamento deve ser cirúrgico e estes casos devem ser atendidos sempre por cirurgiões dentistas, não custa repetir!

Prevenção – orientações e cuidados para evitar problemas bucais e ao mesmo tempo, garantir a saúde e a beleza dos seus dentes.

Na Andrade você tem acesso à reabilitação oral com o que há de mais moderno na odontologia estética e funcional. Salve seus dentes comprometidos por cáries ou traumas e mantenha seu sorriso completo. Usufrua de técnicas restauradoras para valorização e harmonização do seu sorriso e garanta uma boca livre de problemas como placa bacteriana, tártaro e gengivite. Veja a sua saúde bucal refletida na beleza dos seus dentes. Estrutura com as mais avançadas técnicas, com atendimento adequado e personalizado para cada caso, com profissionais sempre prontos para lhe receber periodicamente e garantir a saúde e a beleza do seu sorriso.

Leave a reply