
O Sorriso Ideal para o seu Rosto
Ninguém discorda: um sorriso melhora tudo. Ele quebra barreiras, alegra o ambiente, deixa nosso dia mais feliz. Se for um sorriso bonito então, aí esse poder é multiplicado. Um sorriso harmônico é aquele sorriso natural, sem ser excessivamente claro e onde lábios, dentes e gengiva estejam simétricos. Para se obter esse resultado, podem ser necessárias as técnicas de várias especialidades como ortodontia inicialmente, dentística para aumentar ou diminuir os dentes com resinas ou cerâmicas, cirurgia periodontal para criar um contorno gengival adequado e até mesmo através de implantes, substituindo dentes inviáveis ou reabilitando falhas dentárias. A Odontologia Estética reúne a técnica de diversas especialidades com o objetivo de deixar os dentes mais bonitos e consequentemente, mais saudáveis.
Dentística
Trata cáries, remove tecido cariado e restaurações insatisfatórias do ponto de vista estético, além de corrigir anormalidades de forma e tamanho dental por restaurações em resinas. É o ramo da Odontologia que atua na área da cosmética e da restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, facetas e restaurações estéticas, para citar alguns exemplos. A Dentística é a área para preservar e devolver ao dente, as integridades funcional, estrutural e estética. Dentro desta área, está a Dentística Restauradora que atua com diagnóstico, prognóstico e prevenção da cárie dental. Além disso, os cuidados reparadores são importantes para promover a recuperação de estruturas perdidas ou danificadas. A Dentística atua para disfarçar ou atenuar, tudo que pode prejudicar a beleza e a harmonia do sorriso.
Plástica Periodontal
Assim são comumente chamados os procedimentos cirúrgicos para correção de sorriso gengival e remoção de excesso de gengiva (gengivoplastia, aumento de coroa clínica), também recobrimentos de recessão gengival (onde a gengiva retraiu e ficou aparecendo um dente mais longo que os demais) através de técnicas cirúrgicas e de enxerto de gengiva ou tecido conjuntivo, bem como remoção de manchas (pigmentação melânica racial). A cirurgia plástica periodontal traz técnicas que visam corrigir imperfeições tanto nos tecidos moles – gengiva e mucosa – como no tecido duro – osso. Podem ser defeitos que nasceram com a gente ou consequências de sequelas da periodontite, de cáries, extrações dentárias ou traumas causados por acidentes. Entre os mais comuns, estão: retrações gengivais (recuo da gengiva com exposição da raiz); desníveis na margem da gengiva, que deixam o sorriso assimétrico (desnivelado); sorriso gengival, em que grande faixa de gengiva é exposta ao sorrir, para citar alguns exemplos.
Estética Rosa
A Periodontia cuida da chamada “estética rosa”, que é a moldura gengival ao redor dos dentes e que tem fundamental importância na harmonia do sorriso. E a plástica periodontal complementa este trabalho, devendo ser feita sempre por profissional especialista na área. A periodontia inclui a plástica periodontal, com procedimentos voltados para a correção e ajustes que visam um resultado mais harmonioso para o sorriso, dentro da chamada estética rosa. E nesta área há duas técnicas que têm nome parecido mas que são diferentes: gengivectomia e gengivoplastia.
Vamos começar pela gengivectomia. Para alguns é um charme, para outros, um problema. Você certamente conhece alguém que ao sorrir, mostra mais a gengiva, o chamado sorriso gengival. Para mudar isso, a gengivectomia é a cirurgia que visa corrigir esse excesso de gengiva. A técnica equilibra a proporção entre dentes e gengiva, eliminando esse desconforto gerado pela gengiva aparente demais. Embora seja uma cirurgia, é um procedimento considerado simples, com anestesia local, em que o cirurgião dentista faz a retirada de um a dois milímetros de tecido. Então, podemos dizer que a gengivectomia é indicada para casos de hipertrofia gengival, caracterizada por excesso ou gengiva aumentada. Esta pode ser uma característica que nasceu com a pessoa mas pode também ser o resultado de reações medicamentosas ou alterações hormonais.
Outra opção de técnica é a gengivoplastia. Neste caso, ao invés de retirar o tecido, o cirurgião refaz o contorno da gengiva. Embora também tenha fim estético, a gengivoplastia pode ainda ser indicada a pacientes que estejam relatando sensibilidade excessiva ou até dor nos dentes por conta das raízes expostas.
Estética Branca
A tecnologia e os avanços da ciência estão aí para garantir segurança na busca do sorriso perfeito. É sempre muito importante seguir a recomendação do seu dentista, já que ele é o profissional ideal para analisar cada caso e indicar a melhor solução para um sorriso saudável e bonito.
Um ponto importante é ter consciência de que a coloração dos dentes varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelados, mais escuros do que outras. Em outros casos, os dentes se tornam amarelados com o tempo. Diversos fatores podem contribuir para isso, tais como: tabagismo; ingestão de bebidas como café, chá e vinho tinto; consumo de alimentos muito pigmentados, como cerejas e amoras; falta de higienização que acumula tártaro, resultante da placa bacteriana endurecida. Existem formas de tentar recuperar um aspecto mais claro, mais iluminado para os dentes: limpezas bucais realizadas em consultórios; o uso de cremes dentais branqueadores, indicados pelo seu dentista; clareamento dental, necessário especialmente para manchas mais antigas, aquelas instaladas há anos. Já as manchas internas podem ser clareadas, cobertas por facetas coladas ou totalmente recobertas. No caso do clareamento, o laser é a tecnologia que tem sido cada vez mais utilizada na busca de bons resultados.
Clareamento
Pode ser feito no consultório ou em casa, por meio de produtos e instruções, ambos fornecidos pelo seu dentista. Os dois métodos fazem uso de um gel branqueador que oxida a mancha, por isso é normal que durante o tratamento, os dentes fiquem um pouco mais sensíveis do que o comum. No caso do clareamento em casa, o dentista faz um molde que deve ser preenchido com o gel branqueador e utilizado durante pelo menos duas horas do dia ou da noite. O tempo de duração do processo depende de cada caso e de cada resultado buscado, variando de duas semanas a até dois, três meses. O clareamento no consultório inclui várias visitas ao dentista, dependendo de cada caso, com duração média de 30 minutos à uma hora, cada uma. É feita a aplicação do agente clareador, que pode ser acompanhada também da aplicação de uma luz especial, utilizada para ativar o produto. Cada caso recebe uma indicação diferente, levando em conta diversos fatores.
Lente de Contato
O que se acostumou a chamar de lente de contato dental, nada mais é que um tipo de prótese extremamente fina que é colada sobre o dente para alterar a forma, a cor, ou ambas. Dependendo do caso, pode ser necessário o desgaste ou não do dente para fazer a lâmina ou laminado cerâmico. O revestimento de porcelana é mais caro, mas oferece uma cor mais próxima a dos dentes vizinhos e dura em geral de cinco a dez anos. Independentemente do processo escolhido, há diversos cuidados, necessários para garantir a durabilidade dos resultados. Evite cigarro, café, chá, vinho tinto e alimentos altamente coloridos. Escovar os dentes três vezes ao dia, ou sempre, após as refeições, também é essencial.
Implantes
Servem para restabelecer funções de mastigação e estética, prejudicadas pela perda de dentes. Prótese – fixa, removível, coroas ou pontes: são substituições para dentes perdidos. O implante dental traz de volta a confiança que a pessoa recupera, com a felicidade de um sorriso perfeito. Mas não é só isso. São múltiplas funções: mastigação, fala, respiração e estética. Os dentes representam tudo isso no nosso organismo. Prevenção e higiene são fundamentais para garantir a saúde bucal. Ainda assim, implantes e próteses serão necessários em algum momento. É que perdas podem ocorrer, não só por cáries ou por doenças periodontais, mas também por traumas, causados por acidentes, por exemplo. Há ainda a ausência congenita que significa nascer sem um ou mais dentes.
Quando perdemos um dente, além de abalar a estabilidade dos dentes adjacentes, começa a partir deste momento, um processo de perda óssea, a reabsorção em altura e largura. Com o tempo isso vai se agravando e as consequências também. É por isso que independentemente do motivo, os dentes perdidos precisam ser repostos, seja por questões estéticas ou por questões funcionais. Para estes casos, são indicados implantes e próteses. Implantodontia é a especialidade da Odontologia para restabelecer funções de mastigação e estética, prejudicadas pela perda de dentes.
Conte com a Andrade Odontologia Especializada para um sorriso mais feliz!
A beleza deve ser acompanhada da saúde, por isso é fundamental que cada caso seja analisado pelo cirurgião preparado para avaliar e indicar o melhor tratamento estético a ser adotado. A Andrade Odontologia Especializada é uma clínica dental que atua nas áreas de implante, cirurgia e reabilitação oral, endodontia e clínica geral. Com estrutura em localização nobre, pertinho do centro de Poços de Caldas, a clínica alia técnica e tecnologia, em equipamentos de ponta que trazem os avanços da ciência para o seu melhor sorriso. Agende uma avaliação e conheça tudo o que podemos oferecer para a sua saúde bucal, porque ter dentes bonitos é cuidar de você e da sua autoestima!
Leave a reply
Deixe um Comentário