Estética Dental em Poços de Caldas

Na era da imagem, em que tudo precisa ser constantemente fotografado e registrado, a aparência pessoal sempre impecável passou a ter ainda mais valor. E nessa onda, ter um sorriso bonito, alinhado, iluminado é cada vez mais o sonho de consumo de muita gente, afinal o sorriso é o nosso cartão de visitas. É aí que entra a estética dental, área da odontologia que traz cuidados que visam a beleza do seu sorriso. A boa notícia é que pertinho de você, em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, é possível cuidar da sua estética dental, com a Andrade Odontologia Especializada. Com corpo clínico experiente e preparado, ambientes modernos, equipamentos com tecnologia de ponta e localização de fácil acesso, a Andrade Odontologia Especializada está pronta para receber você, tirar todas as suas dúvidas e indicar o melhor tratamento para o seu sorriso. É na Andrade Odontologia Especializada que está ao seu alcance, o uso do laser, para diversas aplicabilidades. Confira algumas técnicas oferecidas pela clínica:

Prevenção

Uma dieta balanceada junto de bons hábitos de higiene bucal ajuda e muito na saúde bucal. Quando bactérias entram em contato com alimentos na boca, é produzido um ácido que ataca os dentes. Isso pode levar a cárie dentária caso a higiene bucal não seja realizada com frequência adequada. Em contrapartida, alimentação ruim pode gerar cárie e doenças periodontais. Alimentos ricos em carboidratos, açúcares e amidos contribuem bastante para a produção de ácidos pela placa (biofilme dental) que atacam o esmalte do dente. Com o tempo, esses ácidos podem fazer com que o esmalte se desmineralize, formando uma cárie. O ideal é que estes alimentos sejam prioritariamente consumidos durante as refeições e não entre elas, já que a produção de saliva é maior durante as refeições o que ajuda a ´lavar´ alimentos e ácidos e ao mesmo tempo, evitar doenças causadas por eles. Escovar os dentes sempre após as refeições, usar fio dental, utilizar enxaguantes com flúor e visitar o dentista pelo menos duas vezes ao ano. São aquelas medidas que aprendemos desde a infância, como fundamentais para garantir a saúde bucal. Qualquer dentista está apto a prestar este atendimento, que inclui orientações e profilaxia periódica. Se esta cartilha fosse seguida à risca pelas pessoas, muitos problemas seriam evitados ou pelo menos, seriam detectados e tratados no início, evitando consequências mais sérias e irreversíveis como a perda de dentes. No consultório, a prevenção inclui ainda medidas, tais como: exame clínico e limpeza ou profilaxia, orientações sobre técnicas de escovação, além de remoção de próteses totais fixas sobre implante para limpeza, polimento e recolocação.

Lente de Contato 

O que se acostumou a chamar de lente de contato dental, nada mais é que um tipo de prótese extremamente fina que é colada sobre o dente para alterar a forma, a cor, ou ambas. Dependendo do caso, pode ser necessário o desgaste ou não do dente para fazer a lâmina ou laminado cerâmico. O revestimento de porcelana é mais caro, mas oferece uma cor mais próxima a dos dentes vizinhos e dura em geral de cinco a dez anos. Independentemente do processo escolhido, há diversos cuidados, necessários para garantir a durabilidade dos resultados. Evite cigarro, café, chá, vinho tinto e alimentos altamente coloridos. Escovar os dentes três vezes ao dia, ou sempre, após as refeições, também é essencial.

Clareamento Dental

Um dos tratamentos mais procurados é o clareamento dental. Pode ser feito no consultório ou em casa, por meio de produtos e instruções, ambos fornecidos pelo seu dentista. Os dois métodos fazem uso de um gel branqueador que oxida a mancha, por isso é normal que durante o tratamento, os dentes fiquem um pouco mais sensíveis do que o comum. No caso do clareamento em casa, o dentista faz um molde que deve ser preenchido com o gel branqueador e utilizado durante pelo menos duas horas do dia ou da noite. O tempo de duração do processo depende de cada caso e de cada resultado buscado, variando de duas semanas a até dois, três meses. O clareamento no consultório inclui várias visitas ao dentista, dependendo de cada caso, com duração média de 30 minutos à uma hora, cada uma. É feita a aplicação do agente clareador, que pode ser acompanhada também da aplicação de uma luz especial, utilizada para ativar o produto. É o laser, importante aliado dos tratamentos dentais neste século.

Laserterapia

É mais uma ferramenta para o seu tratamento dental, como dito a pouco. Preocupada em oferecer sempre o que há de mais moderno em tecnologia de ponta, a Andrade Odontologia Especializada adquiriu o equipamento ILIB – Laserterapia de Amplo Efeito Sistêmico. As possibilidades de tratamento são inúmeras. O efeito da laserterapia localizada, ou seja, sobre um tecido lesionado e/ou em processo inflamatório, é bem conhecido: ocorre um alívio imediato da dor, redução do edema e aceleração da cicatrização. Essas respostas bem-sucedidas deram origem a uma técnica de tratamento que tem sido muito explorada há quase 30 anos: a irradiação com laser vermelho ou infravermelho dentro de vasos sanguíneos. O primeiro objetivo é melhorar a circulação sanguínea, linfática, e, também a resposta imunológica. A terapia ILIB está indicada onde houver processos inflamatórios e dolorosos agudos e crônicos, doenças degenerativas, processos infecciosos, ou seja, todos os pacientes podem ser beneficiados. Não há contraindicações, desde que a dosimetria esteja adequada, considerando a via de administração e a faixa etária. O sucesso da terapia ILIB dependerá da dosimetria individualizada e revisada a cada sessão, ao longo do tratamento. Os efeitos da laserterapia já são comprovados em clareamento dental, aftas, herpes, mucosites, disfunção da ATM e hipersensibilidade dentinária, para citar alguns exemplos.

Implantes e Próteses Dentais

A função é a mesma: repor um ou mais dentes perdidos, mas de formas diferentes. A prótese dentária é para repor tecidos bucais, restaurando e mantendo a forma, a função, a aparência e a saúde. Pode ser total, fixa ou sob implante. Já o implante substitui a raiz do dente, repondo o elemento perdido. Ele precisa de uma prótese para a reabilitação ficar completa. O Implante dentário é um substituto para um dente perdido. Normalmente, o implante é constituído por um parafuso metálico (Titânio), que é fixado no osso dos maxilares, no lugar onde havia a raiz do dente que foi perdido. Em situações favoráveis, onde há osso saudável em quantidade e densidade adequadas para fixar o implante, pode ser realizado o procedimento chamado carga imediata, em que é colocado um dente provisório imediatamente após a colocação do implante. Para colocação do dente definitivo, deve-se esperar um período de tempo necessário para que aconteça a cicatrização do osso com a fixação do implante, também conhecida por osseointegração. O tempo de osseointegração varia de acordo com a superfície do implante utilizado, com a densidade óssea e com o local no maxilar onde foi colocado o implante. Existem implantes em que o tempo de osseointegração pode chegar a três semanas em condições extremamente favoráveis, mas em outras situações pode ser necessário um período de até seis meses. Através de radiografias e tomografias, o dentista pode avaliar a quantidade e a qualidade do osso alveolar e planejar o tratamento, indicando ou contraindicando a realização da carga imediata. Atualmente existem tratamentos para reconstrução dos ossos dos maxilares que foram perdidos por trauma ou infecções. São os chamados enxertos ósseos. Existem várias possibilidades de enxertos dependendo do tamanho e do local a serem reconstruídos.

Periodontia

Também pode ser chamada de “estética rosa”, que é a moldura gengival ao redor dos dentes e que tem fundamental importância na harmonia do sorriso. E a plástica periodontal complementa este trabalho, devendo ser feita sempre por profissional especialista na área. A periodontia engloba ainda os tratamentos cirúrgicos para correção de sorriso gengival e remoção de excesso de gengiva (gengivoplastia, aumento de coroa clínica), também recobrimentos de recessão gengival (onde a gengiva retraiu e ficou aparecendo um dente mais longo que os demais) através de técnicas cirúrgicas e de enxerto de gengiva ou tecido conjuntivo, bem como remoção de manchas (pigmentação melânica racial). A chamada cirurgia plástica periodontal traz técnicas que visam corrigir imperfeições tanto nos tecidos moles – gengiva e mucosa – como no tecido duro – osso. Podem ser defeitos que nasceram com a gente ou consequências de sequelas da periodontite, de cáries, extrações dentárias ou traumas causados por acidentes. Entre os mais comuns, estão: retrações gengivais (recuo da gengiva com exposição da raiz); desníveis na margem da gengiva, que deixam o sorriso assimétrico (desnivelado); sorriso gengival, em que grande faixa de gengiva é exposta ao sorrir, para citar alguns exemplos.

Viu só quanta técnica e quanta tecnologia para o seu melhor sorriso?! Você tem acesso a estes e a outros tratamentos na Andrade Odontologia Especializada.

Leave a reply