
Canal: depois de tratar, o dente quebrou. E agora?
Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endoperiodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) é indicado. A endodontia trata o dente internamente, curando lesões e doenças do nervo e da raiz do dente. O tratamento da endodontia consiste na remoção de toda polpa (tecido mole) que se encontra na parte interna (canal) do dente. Após esta remoção, é necessário fazer a desinfecção do canal e preencher estes espaços ´vazios´, de forma que isso impeça o fluxo de bactérias. A cada vez que este processo precisa ser feito, este dente tratado sofre um desgaste necessário para que seja possível atingir a câmara pulpar e o canal ou canais, dependendo do dente. É claro que na maioria das vezes o objetivo é desgastar o mínimo possível, mas em alguns casos, especialmente quando há a presença de cáries, este trabalho é mais profundo e o desgaste, maior, o que consequentemente fragiliza mais a estrutura tratada. Além disso, perder a polpa dentária também contribui para este processo pois significa perder células importantes que nutriam o dente. Sem vitalidade, o dente se torna mais sujeito a fraturas.
Com o fim do tratamento de canal, a próxima etapa é restaurar este dente, uma necessidade não só estética, mas que é importante para preencher este desgaste deixado por todo o processo. Ionômero de vidro, resina composta, porcelana e até ouro são alguns materiais que podem ser utilizados nesta reconstrução. As técnicas empregadas variam de acordo com cada caso, sempre com o intuito de proporcionar mais longevidade possível ao trabalho realizado. Entre tantos casos não é incomum acontecer de após tratar o canal e fazer a restauração, o dente quebrar. Sem dúvidas, uma situação desagradável, mas que pode ser considerada normal e com solução, a melhor notícia deste post, sem dúvidas.
Se isto acontecer, é importante procurar o seu dentista o mais rápido possível. Ele é o profissional preparado para indicar o melhor caminho a ser tomado, que pode ser uma nova restauração ou uma coroa protética com pino núcleo metálico fundido, fibra de vidro, entre diversas opções.
É fundamental não deixar a área do canal exposta após a finalização do tratamento, para que micro infiltrações e fraturas sejam evitadas. Se aprofundar neste assunto em um post para internet significa especular sobre inúmeras possíveis situações, já que há diversos tipos de fratura com diferentes tratamentos. O mais importante é deixar claro que isto pode acontecer, faz parte do processo e não deve ser encarado como o ´fim do mundo´. Se você passar por isso, não há motivos para desespero. Lembre-se de todos estes conselhos, se acalme e procure o seu dentista. Ele é a melhor pessoa para cuidar de você nesta e em outras situações que envolvam a sua saúde bucal.
Leave a reply
Exatamente as informações que eu procurava sobre tratamento de canal. Muito obrigada!
RESPONDEROi já algum tempo o meu dente começou a abrir do lado fui ao dentista ele colocou uma espécie de massinha improvisada pois não tinha o material pra o canal que durava uns dois meses pois em 15 dias essa massinha caiu e onde ele tinha raspado pra colocar a massinha abriu ainda mais e não consegui fazer o canal hoje está com a metade partida corro o risco de perder.lo
RESPONDERExcelente texto. Obrigado!
RESPONDERBoa tarde,
RESPONDERTenho uma duvida. Meu dente molar quebrou faz 2 meses e apenas estou comendo de um lado. Sei que se eu quiser fazer implante, devo retirar esse dente. Mas se optarmos por retratamento de canal, esse dente tambem pode ser extraido? Ou ele mantem, e so coloca uma capa nele? Seria uma duvida que tenho.
Obrigada.
Realizei o tratamento de canal no dente molar 26, a lateral interna do dente quebrou a ponta.
RESPONDERFui em 2 dentista mesmos indicarão colocar coroa. O dente ainda tem serventia eu ainda consigo fazer a mastigação corretamente. Neste caso eh indicado fazer uma nova restauração?
Eu utilizo convênio odontológico, nele existe limite de possibilidade de fazer a restauração. Acredito devido a isso os dentistas que procurei não querem fazer.
Meu dente 36 já tinha uma coroa feita há mais de 30 anos. Agora ele quebrou uma lateral do dente e o dentista pediu uma tomografia e acusou infiltração. Ele indicou refazer o canal e fazer uma coroa. Seria mais indicado mesmo ou seria melhor extrair e implantar um dente?
RESPONDERFiz um canal a menos de 2 meses e a alguns dias o dente começou a doer aí fui até o dentista q olhou e disse que meu dente que paguei pra fazer canal quebrou e que não tinha mais jeito é terei q extrair.porque isso acontece?
RESPONDEREstou com um outro dente pra fazer canal e estou com medo de gastar mais dinheiro e perder o outro.
Estou pensando seriamente em extrair ao invés de fazer canal
Vai em outro dentista, infelizmente tem alguns que querem arrancar, mas o melhor é tratar e pedir garantia do serviço do dentista afinal é muito dinheiro um canal , será que com a experiência que eles tem não saberia que ia quebrar o dente?
RESPONDERReveja bem e procure opiniões de outros especialistas.
Boa sorte
Meu dente do canal rachou
RESPONDER