Cárie – Sintomas e Sinais

Sem dúvidas uma das piores dores é a de dente. É aquele tipo de mal estar que desnorteia, uma dor considerada por muitos como insuportável. No início a cárie pode em muitos casos, ser silenciosa e avançar assim até que os primeiros sintomas e sinais indiquem que algo realmente não vai bem. Dor de dente, sensibilidade a alimentos e bebidas doces, quentes ou frios e incômodo ao mastigar: mais do que sinais de que algo não vai nada bem com a sua saúde bucal, esses são sintomas de cárie, que é a deterioração do dente, causada por vários fatores ligados aos hábitos e estilo de vida. O que você ingere, como cuida da higienização bucal, a presença ou não de flúor na água consumida, o uso de creme dental com flúor e até a questão hereditária: todos estes fatores interferem neste processo.

Mais comum em crianças, a cárie também atinge outras faixas etárias, inclusive os adultos. Elas podem ser classificadas em três tipos:

Cárie Coronária – É a mais comum e ocorre tanto em crianças como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou, ainda, entre os dentes.

Cárie Radicular – À medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente, provocando cáries do tipo radicular.

Cárie Recorrente – A deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas (parte exposta do dente). É que estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração e, assim, ao surgimento de cáries.

Sem tratamento, a cárie destrói o dente, atinge a polpa, também chamada de nervo, gerando um abscesso, que é uma área de infecção na ponta da raiz. A partir daí, somente o tratamento de canal, a cirurgia bucal ou a extração de dente são as soluções possíveis. Embora alguns sintomas possam indicar a existência de cárie, é o dentista quem faz o diagnóstico com precisão e indica o melhor tratamento a ser feito.

A melhor prevenção é escovar os dentes sempre após as refeições ou pelo menos três vezes ao dia, usar o fio dental diariamente, utilizar produtos de higiene dental com flúor, fazer uma dieta balanceada com pouco açúcar e amido e avaliações regulares no seu dentista, que é o profissional capaz de administrar os cuidados preventivos e evitar a dor e o desconforto do tratamento de uma cárie. No caso das crianças é importante ainda verificar se a água consumida contém flúor. Senão tiver, o ideal é fazer uso de suplementos de flúor, que podem ser prescritos pelo dentista ou pelo pediatra.

Mitos X Verdades

Não existe um alimento que cause mais cárie do que outro. Todos podem gerar cáries, caso não haja a escovação após a alimentação. Refrigerante estraga os dentes, mas bebidas ácidas como de frutas cítricas e até as esportivas, também fazem mal. Nem toda cárie causa dor. Muitas se desenvolvem de forma silenciosa, por isso é tão importante ir sempre ao dentista. O efeito nocivo do álcool especificamente na nossa saúde bucal, está ligado ao fato deste consumo  exagerado causar uma desidratação no nosso organismo, inclusive na boca, o que representa a diminuição do fluxo salivar. Nossa saúde bucal depende da saliva para vários processos. A saliva exerce um efeito protetor, uma espécie de barreira contra algumas patologias bucais. Quando há esta ausência, podem surgir diversos problemas. Nestas situações, a boca fica mais suscetível a infecções, por exemplo.  Mau hálito, cáries, periodontite, erosão dentária, sensibilidade e câncer de boca estão entre os males que atingem com mais frequência, quem faz maior consumo de bebidas alcoólicas, regularmente.

Dentística

Mesmo que de forma indireta, todo tratamento bucal também visa a beleza, por meio da saúde dos dentes. A Dentística é a especialidade que trata cáries, remove tecido cariado e restaurações insatisfatórias do ponto de vista estético, além de corrigir anormalidades de forma e tamanho dental por restaurações em resinas. É o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e da restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, facetas e restaurações estéticas, para citar alguns exemplos. A Dentística é a área para preservar e devolver ao dente, as integridades funcional, estrutural e estética. Dentro desta área, está a Dentística Restauradora que atua com diagnóstico, prognóstico e prevenção da cárie dental. Além disso, os cuidados reparadores são importantes para promover a recuperação de estruturas perdidas ou danificadas. Técnicas como fechamento de diastema, facetas, coroas de porcelana e clareamento dental, também fazem parte da Dentística, que atua para disfarçar ou atenuar, tudo que pode prejudicar a beleza e a harmonia do sorriso. O principal foco da dentística é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas em vários níveis, além de criar dificuldades para a mastigação dos alimentos. Como sempre informamos aqui no blog, cada caso deve ser avaliado pelo profissional da odontologia que vai saber indicar o melhor tratamento, aquele mais adequado, que varia de paciente para paciente.

Dica do Andrade

Dentes não nascem cariados. O que existem são diversas doenças, como a fluorose,  excessoHYPERLINK “http://www.sorrisologia.com.br/noticia/fluorose-dentaria-entenda-o-que-sao-as-manchas-no-dente_a3479/1” de flúor ingerido na infância e que provoca o aparecimento de manchas brancas, amareladas ou acastanhadas que acompanham os pacientes até sua vida adulta. Para evitar a cárie, algumas dicas simples são: fazer a  higienização sempre após as refeições e antes de dormir; ficar atento a qualquer alteração ou sintoma diferente; ir ao dentista pelo menos a cada seis meses para prevenção. Proteja seus dentes e garanta um sorriso sempre saudável e bonito!

Tratamento Dental em Poços de Caldas

Independentemente da especialidade, é sempre muito importante contar com o atendimento de profissionais preparados para cuidar da sua saúde bucal. Se você ainda não tem um dentista da sua confiança, escolha um profissional realmente habilitado para exercer a profissão. Acesse o site do Conselho Federal de Odontologia – CFO – e consulte a lista de profissionais habilitados com suas respectivas especialidades – http://cfo.org.br/.   Na Andrade Odontologia Especializada, estão profissionais preparados para prestar a melhor assistência. Tudo isso aliado à estrutura física moderna, tecnologia para diferentes tratamentos e localização especial, pertinho do centro. Acesse nosso site e conheça tudo o que a clínica pode te oferecer em uma das cidades mais lindas de Minas Gerais. Saiba mais em: www.andradeodonto.com

Leave a reply