Clareamento e Facetas: tratamentos para um sorriso mais bonito

O sorriso é o nosso cartão de visitas e há formas de ter dentes mais bonitos e saudáveis, porque a saúde e a beleza devem caminhar juntas. Vivemos em uma sociedade pautada em padrões de beleza: um sorriso alinhado, branquinho, perfeito, faz parte destes padrões. É possível realizar este que é praticamente um sonho de consumo de muita gente, mas é importante buscar atendimento especializado, de profissionais preparados para isso e que vão dar todas as informações necessárias a você, antes da execução dos procedimentos.

Um ponto importante é ter consciência de que a coloração dos dentes varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelados, mais escuros do que outras. Em outros casos, os dentes se tornam amarelados com o tempo. Diversos fatores podem contribuir para isso, tais como: tabagismo; ingestão de bebidas como café, chá e vinho tinto; consumo de alimentos muito pigmentados, como cerejas e amoras; falta de higienização que acumula tártaro, resultante da placa bacteriana endurecida. Há ainda aquelas manchas internas, também chamadas de manchas intrínsecas, causadas pelo uso do antibiótico tetraciclina, durante a fase de formação dos dentes; a mudança natural da coloração como parte do processo de envelhecimento do organismo; traumas nos dentes; e a ingestão exagerada de flúor desde a infância até os 16 anos de idade: todos estes são fatores que podem provocar a alteração na coloração dos dentes.

Existem diversas formas de tentar recuperar um aspecto mais claro, mais iluminado para os dentes: limpezas bucais realizadas em consultórios; o uso de cremes dentais branqueadores, indicados pelo seu dentista; clareamento dental, necessário especialmente para manchas mais antigas, aquelas instaladas há anos.  Já as manchas internas podem ser clareadas, cobertas por facetas coladas ou totalmente recobertas (com uma coroa).

 

Clareamento

 

Pode ser feito no consultório ou em casa, por meio de produtos e instruções, ambos fornecidos pelo seu dentista. Os dois métodos fazem uso de um gel branqueador que oxida a mancha, por isso é normal que durante o tratamento, os dentes fiquem um pouco mais sensíveis do que o comum. No caso do clareamento em casa, o dentista faz um molde que deve ser preenchido com o gel branqueador e utilizado durante pelo menos duas horas do dia ou da noite. O tempo de duração do processo depende de cada caso e de cada resultado buscado, variando de duas semanas a até dois, três meses.

O clareamento no consultório inclui várias visitas ao dentista, dependendo de cada caso, com duração média de 30 minutos à uma hora, cada uma. É feita a aplicação do agente clareador, que pode ser acompanhada também da aplicação de uma luz especial, utilizada para ativar o produto.

 

Facetas

 

Feitas com um composto de resina ou porcelana, são literalmente coladas, para cobrir a superfície dos dentes manchados e dar uma aparência homogênea aos dentes quebrados e de formato irregular. O tratamento pode ser feito por meio de duas técnicas: facetas de resina composta direta e facetas de resina composta ou porcelana indireta. Na primeira, a parte frontal do dente é ligeiramente desgastada para evitar que o “novo” dente fique muito saliente. Sulcos microscópicos são feitos na superfície do dente por meio de um ácido suave. O composto de resina da mesma cor dos dentes vizinhos é aplicado e esculpido na forma, endurecido com uma luz polimerizadora e finalmente alisado e polido. Já a segunda técnica consiste na confecção de um molde e modelo de gesso onde o técnico de prótese dentária esculpe a faceta em porcelana ou resina na cor e formato adequados. A coroa de faceta de porcelana é geralmente mais forte, enquanto que a resina é mais barata. O revestimento de porcelana é mais caro, mas oferece uma cor mais próxima a dos dentes vizinhos e dura em geral de cinco a dez anos.

Independentemente do processo escolhido, há diversos cuidados, necessários para garantir a durabilidade dos resultados. Evite cigarro, café, chá, vinho tinto e alimentos altamente coloridos. Escovar os dentes três vezes ao dia, ou sempre, após as refeições, também é fundamental.

A tecnologia e os avanços da ciência estão aí para garantir segurança na busca do sorriso perfeito. O mais importante é seguir a recomendação do seu dentista, ele é o profissional ideal para analisar seu caso e indicar a melhor solução para um sorriso saudável e bonito.

 

 

 

 

 

Leave a reply