
Dentística: muito mais do que beleza para os seus dentes!
Mesmo que de forma indireta, todo tratamento bucal também visa a beleza, por meio da saúde dos dentes. A Dentística é a especialidade que trata cáries, remove tecido cariado e restaurações insatisfatórias do ponto de vista estético, além de corrigir anormalidades de forma e tamanho dental por restaurações em resinas. É o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e da restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, facetas e restaurações estéticas, para citar alguns exemplos.
A Dentística é a área para preservar e devolver ao dente, as integridades funcional, estrutural e estética. Dentro desta área, está a Dentística Restauradora que atua com diagnóstico, prognóstico e prevenção da cárie dental. Além disso, os cuidados reparadores são importantes para promover a recuperação de estruturas perdidas ou danificadas. Técnicas como fechamento de diastema, facetas, coroas de porcelana e clareamento dental, também fazem parte da Dentística, que atua para disfarçar ou atenuar, tudo que pode prejudicar a beleza e a harmonia do sorriso.
O principal foco da dentística é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas em vários níveis, além de criar dificuldades para a mastigação dos alimentos. Como sempre informamos aqui no blog, cada caso deve ser avaliado pelo profissional da odontologia que vai saber indicar o melhor tratamento, aquele mais adequado, que varia de paciente para paciente.
E independentemente da especialidade, é sempre muito importante contar com o atendimento de profissionais preparados para cuidar da sua saúde bucal. Se você ainda não tem um dentista da sua confiança, escolha um profissional realmente habilitado para exercer a profissão. Acesse o site do Conselho Federal de Odontologia – CFO – e consulte a lista de profissionais habilitados com suas respectivas especialidades – http://cfo.org.br/.
Leave a reply
Deixe um Comentário