
Prótese Fixa – quando é recomendado fazer?
A perda de dentes é sem dúvidas, um dos estágios mais severos de um problema de saúde bucal. Muitos podem ser os motivos que levam a esta perda: traumas causados por acidentes, incidência de cáries, falta de higiene e de prevenção, que levam a doenças periodontais, que em estágios avançados podem gerar a perda de dentes. Até mesmo o bruxismo pode causar essa perda. Há ainda a ausência congênita que significa nascer sem um ou mais dentes. Você certamente já leu isso aqui no nosso blog mas vale sempre repetir, para esclarecer que a questão vai muito além da estética. Quando perdemos um dente, além de abalar a estabilidade dos dentes adjacentes, começa a partir deste momento, um processo de perda óssea, a reabsorção em altura e largura. Com o tempo isso vai se agravando e as consequências também. É por isso que independentemente do motivo, os dentes perdidos precisam ser repostos, seja por questões estéticas, seja por questões funcionais. Então, o que a princípio pode ser somente um problema estético, a médio ou longo prazo, vai se tornar um problema funcional. Os dentes têm diversas funções no nosso organismo, como mastigação, fala, respiração e estética. Daí a importância de fazer a reposição, sempre que há uma perda. Uma das indicações para estes casos é a aplicação de prótese.
Antes de falar do que é uma prótese, é importante explicar o que é um implante. O implante substitui a raiz do dente, repondo o elemento perdido. O implante dentário é um substituto para um dente perdido. Normalmente, o implante é constituído por um parafuso metálico (Titânio), que é fixado no osso dos maxilares, no lugar onde havia a raiz do dente que foi perdido. Ele precisa de uma prótese para a reabilitação ficar completa. A prótese dentária é para repor tecidos bucais, restaurando e mantendo a forma, a função, a aparência e a saúde. Pode ser total, fixa ou sob implante. A vantagem de usar a prótese sob o implante é a não movimentação da posição na boca durante a alimentação ou a fala. Além disso, o resultado é mais natural e confortável do que o proporcionado por pontes ou dentaduras convencionais.
Indicações
Esta prótese sob implante é a chamada prótese parcial, neste caso fixa, mas que também pode ser removível. Feita sob medida tendo o tipo mais adequado variando de acordo com cada caso, dependendo inclusive do número de dentes que precisa ser substituído e o custo de cada tratamento. Confeccionada sobre a estrutura da raiz de um dente, pode ser de cerâmica, de metal ou de metalocerâmica. Pode ser unitária, quando substitui a coroa de um dente, ou múltipla, em forma de ponte, quando substitui mais de um dente perdido. A ponte fixa é indicada para pacientes que ainda possuem boa estrutura óssea e saúde periodontal adequada. Essas duas condições são fundamentais para a escolha da prótese fixa. Para outras situações, há os implantes e as próteses móveis. Mas isso deve ser avaliado em consultório, pelo profissional preparado para esta indicação.
Adaptação
Como em todo período de adaptação, no início as próteses podem causar estranhamento e até desconforto. Fazer as refeições e até falar com as próteses vai ficar mais natural com o tempo e com a prática. É um período que vai exigir paciência do paciente. É importante observar o aparecimento de lesões causadas pelas próteses, é comum acontecer, mas não pode se tornar rotina. Nestes casos é necessário relatar isso ao dentista que pode ir ajustando o aparelho protético, de forma que as lesões não apareçam com frequência. Isso faz parte do processo: é normal que sejam necessários reajustes, refações ou recolocações, por conta do desgaste natural mesmo e porque ao longo do tempo, nossa boca muda. Se estas modificações não forem feitas, a prótese fica solta e além da sensação estranha, dificulta a mastigação e irrita a gengiva.
Cuidados
Quem tem prótese deve ir ao dentista no mínimo uma vez ao ano, para acompanhamento. A recomendação é que as próteses sejam trocadas pelo menos a cada cinco anos, para garantir todas as funções de forma plena. A higienização diária com escovação, fio dental e enxaguante bucal também faz parte destes cuidados necessários.
Implantodontia é especialidade da Andrade Odontologia!
A colocação da prótese dentária é um processo complexo e que deve ser cuidadosamente acompanhado por profissionais que entendem do assunto. Em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, a Andrade Odontologia Especializada atua nas áreas de implante, cirurgia e reabilitação oral, endodontia e clínica geral. São profissionais especializados, com ampla formação técnica e mais de 20 anos de experiência. A clínica oferece ambientes modernos, amplos e confortáveis. Equipamentos de última geração, que acompanham as descobertas da ciência e da tecnologia e proporcionam o que há de mais avançado em tratamentos odontológicos, complementam a estrutura. Agende uma visita e venha conhecer tudo isso de perto!
Leave a reply
Deixe um Comentário