
Sensibilidade Dental: importante tratar
A visão acentua a vontade, o aroma aguça os outros sentidos, o paladar já está preparado, mas o que era para ser um momento de prazer e satisfação, se transforma em uma experiência de dor e desconforto. Quem tem sensibilidade dental sabe do que estamos falando. É aquela sensação ruim, de incômodo, especialmente com a ingestão de alimentos e bebidas muito quentes ou muito frios. A dor aguda passa rapidamente, mas volta em outras situações semelhantes, trazendo ainda mais desconforto e estragando qualquer situação especial.
Raiz do dente exposta, com forte sensibilidade e aquela sensação de dor que faz o paciente evitar um sorvete ou aquele cafezinho tão amado pelos brasileiros: estima-se que até 75% das pessoas sofram ou tenham sofrido deste mal em algum período da vida. Além de todos estes incômodos gerados em resposta a estímulos térmicos, químicos, osmóticos e táteis, essa dor pode evitar ou dificultar a escovação correta dos dentes. Sem a higienização adequada, a boca vira porta aberta para cáries e doenças gengivais.
Entendendo um pouco, a sensibilidade dental é a dor em um ou mais dentes da cavidade bucal, causada pela exposição da dentina, estrutura amolecida normalmente recoberta pelo esmalte ou pela gengiva dos dentes. O tratamento passa pela avaliação odontológica para diagnóstico e escolha do melhor procedimento. Cada caso é um caso. Há situações em que o tratamento inclui medidas básicas como uso de enxaguatórios, adequação de dieta e adoção de creme dental para sensibilidade. Enquanto que em outros casos, serão necessárias restaurações e até pequenas cirurgias. O importante é nunca ignorar uma dor ou desconforto: são sinais de que algo não vai bem e que sua saúde bucal precisa de atenção.
Leave a reply
Deixe um Comentário