Tártaro e Placa Bacteriana: conte com a Periodontia a favor do seu sorriso!

A periodontia é a área da odontologia que diagnostica, previne e trata doenças que atingem o tecido de sustentação e proteção dos dentes. A periodontia engloba também tratamentos cirúrgicos para correção de sorriso gengival e remoção de excesso de gengiva (gengivoplastia, aumento de coroa clínica), também recobrimentos de recessão gengival (onde a gengiva retraiu e ficou aparecendo um dente mais longo que os demais) através de técnicas cirúrgicas e de enxerto de gengiva ou tecido conjuntivo, bem como remoção de manchas (pigmentação melânica racial). A periodontia cuida da chamada “estética rosa”, que é a moldura gengival ao redor dos dentes e que tem fundamental importância na harmonia do sorriso.

É a periodontia que trata problemas como placa bacteriana e tártaro, muito comuns e que precisam de tratamento para não evoluir para problemas mais graves. Nossa boca é um ambiente repleto de bactérias e isso é normal. Quando estas bactérias entram em contato com os alimentos, no processo de mastigação, caso não haja a higiene bucal após cada refeição, essa ´mistura´ depositada nos dentes se transforma em uma película pegajosa e incolor, acumulada na superfície dos dentes, principalmente ao longo da linha da gengiva. Sem tratamento e com evolução dia a dia, a placa bacteriana se converte em tártaro, que é uma substância mais endurecida que se aloja sob os dentes, de forma calcificada. O tártaro, além de representar sérios problemas a saúde dos dentes, é também um problema estético, porque essa porosidade gerada propicia a absorção de manchas com mais facilidade, especialmente por fumantes ou quem consome muito chá, café, refrigerantes de cor escura, para citar alguns exemplos. Além de manchas, estes dentes ficam mais suscetíveis a descoloração.

Além disso, o tártaro é um dos causadores do mau hálito, característica incômoda, desagradável e que afeta inclusive o convívio social de quem tem o problema. Depois de estar na boca, o tártaro só pode ser retirado por meio de tratamento odontológico realizado em consultório, na chamada raspagem, um procedimento incômodo, desagradável, mas eficaz para tratar a questão.

Sem tratamento, o tártaro evolui para a gengivite, inflamação na gengiva com dor e sangramento, especialmente nos momentos de escovação e uso do fio dental. Persistindo o quadro e sem acompanhamento, o estágio seguinte é a periodontite, que danifica os ossos e as fibras de sustentação dos dentes, causando em situações mais severas, alterações na mordida e a perda definitiva deles.

O tratamento clínico, com procedimentos de raspagem e remoção de tártaro ou com cirurgia, nos casos mais severos. O tratamento é realizado através da remoção da placa bacteriana, que é feita por uma raspagem supragengival.  Se a doença estiver em um estado mais avançado, são feitos a raspagem e o alisamento radicular. Nos casos em que as bolsas periodontais estão mais profundas e os instrumentos de raspagem não alcançam toda a área prejudicada, é necessário realizar uma cirurgia periodontal para raspagem e descontaminação. Remover o tártaro é incômodo e pode doer. Por isso também é tão importante prevenir, sempre melhor do que remediar. Para evitar o tártaro e todas as consequências trazidas por ele, é fundamental ter cuidado e atenção com a sua saúde bucal, sempre fazendo a higienização adequada, com escovação e fio dental após as refeições. As visitas regulares ao dentista complementam a vigilância, permitindo a adoção de medidas preventivas e que garantam sempre a saúde e a beleza do seu sorriso.

Cuidando desde a Infância

Nós, adultos, já vivemos algumas experiências e, portanto, temos nosso aprendizado baseado nisso, seja em momentos bons ou ruins. Já com as crianças é diferente. Muitas vezes elas não têm experiência ainda, para distinguir o certo do errado e é aí que entra a importância dos ensinamentos dos adultos. É essencial que este ato de ensinar seja acompanhado também do ato de motivar. Porque não basta simplesmente falar ou ordenar para a criança que ela faça. Se ela não for sensibilizada a perceber a necessidade de fazer esta tarefa, ela não vai fazer, quando um adulto não estiver por perto. Então, o primeiro passo é dar o exemplo. Pouco vai adiantar determinar que a criança faça se você também não o fizer. Além disso, na primeira oportunidade, ela vai questionar você, afinal, por que ela deve fazer e você não? Fazer desse momento um ritual divertido é outra estratégia inteligente. Mostre que pode ser muito bom escovar os dentes. Você pode contar histórias para incentivar, criar jogos e se fantasiar de personagens, tornando a rotina muito mais divertida e prazerosa, a ponto de esperarem ansiosos por essa parte do dia. Os elementos visuais fazem toda a diferença e promovem o lúdico. Aposte em escovas de dente coloridas, elétricas ou mesmo daquelas com desenhos e formatos diferentes. Pastas de dente com sabor também costumam fazer sucesso.  Um ambiente adequado e confortável faz diferença. Você não precisa ter uma pia especialmente projetada para crianças em casa, mas pode usar um banco ou escadinha para ajudá-las.  Se possível, crie um lugar apropriado com espelho, onde elas possam enxergar o que estão fazendo. Muitas escolas já trabalham com estas práticas, no sentido de incentivar a higiene pessoal por meio da independência das crianças. Verifique isso também e tente participar do processo, mesmo que seja apenas se informando sobre o que se passa no período em que os pequenos estão fora de casa.

Conte com a Andrade Odontologia Especializada

Orientações e cuidados para evitar problemas bucais e ao mesmo tempo, garantir a saúde e a beleza dos seus dentes. Você com certeza já ouviu falar em prevenção. Escovar os dentes sempre após as refeições, usar fio dental, utilizar enxaguantes com flúor e visitar o dentista pelo menos duas vezes ao ano. São aquelas medidas que aprendemos desde a infância, como fundamentais para garantir a saúde bucal.

No consultório, a prevenção inclui ainda outras medidas, tais como: exame clínico e limpeza ou profilaxia, orientações sobre técnicas de escovação, além de remoção de próteses totais fixas sobre implante para limpeza, polimento e recolocação. Mas em alguns casos, esta prevenção não foi feita e aí é necessário de fato, um tratamento dentário que vai além da profilaxia.

Na Andrade Odontologia Especializada, há um corpo clínico preparado para atender em diferentes áreas e oferecer o melhor tratamento dental. O dentista Paulo César Figueiredo de Andrade é graduado em Odontologia pela EFOA – Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, hoje Unifal – Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Implantodontia pela Unifal. Mestre em Implantodontia pela Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic. Profissional com ampla formação técnica e mais de 20 anos de experiência. Já o dentista Alexandre Bertolucci Machado de Andrade, graduado em Odontologia pela Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic, onde atualmente cursa especialização em Radiologia e Estomatologia.

Estabelecida em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, a Andrade Odontologia Especializada atua nas áreas de implante, cirurgia e reabilitação oral, endodontia e clínica geral. Contar com uma equipe que trabalha pelo seu sorriso é a garantia de mais saúde para você! Andrade Odontologia Especializada é o seu consultório dental.

Leave a reply